TRECHOS DO LIVRO QUE ESTOU ESCREVENDO:


É lógico que etnia e nacionalidade são coisas diferentes.

Chegará o dia em que o Brasil estará totalmente miscigenado. Esse é um processo natural e importante para o país.

Quando esse dia chegar, raramente encontraremos pessoas com a pele muito clara ou muito escura, por exemplo. Seremos uma mistura de todos os povos que recomeçaram suas vidas aqui.

Mas o que restará da cultura desses povos, para que a importância de cada um deles nunca seja esquecida? Refiro-me a algo que possa ser facilmente percebido.

Preservar prédios antigos e construir novos no mesmo estilo parece ser uma boa ideia. Um ótimo exemplo é a cidade de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul. Não há dúvida de que Nova Petrópolis foi fundada principalmente por imigrantes alemães. Ela sempre será uma referência nesse sentido e, por isso, atrai tantos turistas — enquanto outras cidades, que também poderiam aproveitar genuinamente esse diferencial, acabam sendo apenas pontos de passagem.

Nova Petrópolis escolheu ser mais do que apenas um município pequeno e bonito do interior do Brasil, como tantos outros. A cidade decidiu não renegar sua origem e, com isso, ganha cada vez mais destaque no turismo nacional.